segunda-feira, 28 de maio de 2012

O que é Discipulado?


O discipulado é uma ordem de Jesus para resgatar vidas de volta ao propósito eterno de Deus e vê-las sendo santificadas, transformadas à Sua imagem e se multiplicando em outros frutos. O discipulado não é um departamento ou um modismo da Igreja, não é uma onda para inovar o evangelismo e nem uma opção de trabalho. 

O discipulado é a missão da Igreja! “Fazer missões” é fazer discípulos. Se assim não for, nosso trabalho se resumirá em apenas uma tentativa de mudança na cultura religiosa de uma pessoa ou de um povo.
“Façam discípulos de todas as nações”. Não há exceções. O discipulado é um chamado e uma ordem para todas as nações da terra. Deus deseja ter muitos filhos discípulos. Podemos e devemos alcançar todas as pessoas. Jesus também disse: “a toda criatura” e “até os confins da terra”. Marcos 16:15 / Atos 1:8 

Devemos pregar o Evangelho a toda criatura, gerando discípulos de todas as nações. Proclamamos o Evangelho de Jesus, não para converter pessoas, mas para transformá-las em discípulos de Cristo que se convertem ao Reino, ao Seu governo. Não apenas membros de igreja ou religiosos, mas servos, filhos, discípulos obedientes e frutíferos.  

“O discipulado não é um projeto, ou um programa, mas é um “estilo de vida cujo modelo é Jesus Cristo”. Esse modelo nos leva a amar o nosso semelhante (Jo. 13.35, 1 Jo. 4.8), e assim nos tornamos seguidores de Deus. Seguidores são aqueles que, além de andar no caminho, desenvolvem o caráter de Cristo em sua vida.” Bispo Roberto Alves – Bispo da 4ª região.

Se alguém pedisse pra você enumerar as três prioridades de sua vida, como estaria sua lista?

Você não poderá tornar-se um discípulo de Cristo, muito menos fazer outros discípulos, se não estiver pronto a fazer Dele o primeiro de sua lista de prioridades. Pare tudo e ore pedindo a Deus que o ajude em nome de Jesus a remover quaisquer obstáculos que impedem Jesus de ter o primeiro lugar em sua vida.

O que você precisa fazer para dar-lhe o primeiro lugar? Essa semana faça algo com a ajuda do Espírito Santo de Deus para remover qualquer coisa que impeça colocar Jesus em primeiro lugar.

Você quer ser discípulo Dele?


quinta-feira, 17 de maio de 2012

Tempo de semearmos

 
 
Ao iniciarmos o nosso discipulado refletimos sobre a palavra de Deus que nos fala de semeadura, plantio, crescimento, produção e colheita.
A Igreja cresce de maneira natural, quando conduzida pelo Espírito Santo (Atos 2-47), mas isso não tira de nós, cujos corações um dia receberam essa semente, a tarefa de continuarmos a semeadura, o plantio das boas novas e o resgatar de vidas do “império das trevas”.
      A palavra de Deus nos fala de conhecimento da verdade, verdade essa que nos faz livres para uma vida melhor em Cristo (Jo 8:32). É a palavra que nos faz compreender os projetos de Deus e a liberdade que ela nos dá pelo seu Espírito para galgarmos patamares espirituais até então desconhecidos anteriormente, pelo não entendimento da Palavra revelada.
É nessa tarefa que semearemos, nos corações sem esperança, a Palavra. Produzindo assim a fé necessária para o acolhimento do plano de salvação de Deus (Rom 10-17). Logo, todos nós precisamos de fé. Isso significa que, todos nós  precisamos ouvir e refletir na Palavra de Deus. Ela é o instrumento que Deus usa para fazer nascer e crescer em nós a fé.
Vivemos num século de ceticismo (falta de fé) e confusão religiosa, ao passo que também nos deparamos com uma carência afetiva de relacionamentos saudáveis. O “corre-corre” diário e as tarefas que nos são propostas nos fazem prisioneiros de nós mesmos. Nunca se viu nem sentiu tanta necessidade de estarmos mais juntos, compartilharmos nossas alegrias e tristezas, ou seja, conviver e levarmos as cargas uns dos outros, nos ajudarmos mutuamente.
Na explicação que o Senhor Jesus dá a respeito da parábola do semeador, Ele, segundo o relato de Mateus, diferencia os tipos de pessoas que são atingidas pela palavra e que, pela dureza de seus corações, não produzem os efeitos necessários para a transformação. Essa transformação começa com a morte do grão que renasce com uma nova roupagem.
Nesse processo entra a Igreja com o cuidado para com o plantio.
Como cristãos, à luz da Palavra, devemos pensar que a salvação está para todos e preparar o ambiente para o “semear” da Palavra e alcançarmos o maior número de pessoas para o Reino de Deus.
Encontramos diversos tipos de solos: à beira do caminho, soltos, rochosos, espinhentos e também a boa terra. Jesus disse que todos esses tipos de solos foram semeados e é isso que devemos fazer semear e depois ter o cuidado de chegar terra, adubar para que mesmo em circunstancias difíceis a Palavra possa produzir frutos de arrependimentos para a glória de Deus.
O processo é semear, depois crescer, desenvolver, florescer e frutificar para a glória de Deus Pai.
        Lembre-se você foi chamado (a) para essa tarefa.
Rev. Sávio Ferreira de Abreu